Mais cinco vereadores para Rolândia

Muitos vão dizer que é loucura de quem defende isso. Mas não é. Hoje a nossa cidade possuí pouco ou mais de 60 mil habitantes e tem uma câmara com apenas 10 vereadores. Guaraci, (clik e veja os dados dessa cidade) cidade com pouco mais de cinco mil habitantes tem uma câmara com nove. Ou seja, uma representatividade desproporcional. Rolândia conta com 01 vereador para um grupo de 6.000 habitantes, enquanto que em Guaraci, existe 01 edil para um grupo 580 guaracienses.
Os problemas vivenciados numa cidade com o porte de Rolândia são muitos. Já temos quase uma meia centena de bairros, e a cada ano que passa surge pelo menos outros dois novos. Temos problemas com infraestrutura, necessitamos de leis mais modernas para se adequar as novas situações que surgem com o crescimento da cidade. O tema meio ambiente vem fazendo parte do dia a dia do cidadão. Educação e saúde precisam de fiscalização constante em sua estrutura de funcionamento. Em fim, funções essas que estão aquém do cidadão comum e que requerem um “procurador” investido desse poder através do voto popular.

Quem não tem interesse nisso?

O cidadão, que em sua maioria tem um conceito formado em ditos populares como: “político é tudo ladrão” e também daqueles que sabem reclamar, mas quando são questionados a falar o nome de pelo menos cinco vereadores não sabem responder. É evidente que esse eleitor será contrário a proposta desse aumento.

Quem mais é contra?

Qualquer chefe de poder executivo não vê com bons olhos isso. Mais vereadores significam mais trabalho para conseguir maioria na câmara em votações de projetos de seus interesses.
Alguns vereadores também temem a opinião pública, que na sua maioria é formada pelo cidadão que não tem conhecimento do papel significante que um vereador pode desempenhar quando exerce com serenidade o seu cargo.
A mídia, em todas as suas formas, com certeza se posicionará contrária. Mas não por achar que é desinteressante pra cidade e sim por apenas propagar aquilo que o seu ouvinte, leitor ou telespectador acredita ser verdade.

Principais vantagens no aumento do número de representantes na câmara:

·        Com mais vereadores surgem mais nomes no cenário político local, e mais mulheres poderiam ser eleitas;
·        Com mais vereadores, pode haver mais fiscalização no poder executivo. Basta ver o caso de Londrina onde o prefeito não tem maioria na câmara;
·        Com mais vereadores, pode haver também a alternância do comando da casa de leis local;
·        Se com dez vereadores temos três ou quatro de atuação destacável, com mais vereadores poderíamos ampliar esse número;
·        Mais seguimentos da sociedade poderão ser representados na câmara com essa elevação do número de vereadores.


 Proposta para a câmara municipal

Que apresente a proposta do aumento do número de vereadores, mas acompanhada de uma proposta de redução no salário de um vereador em pelo menos 15%. Assim ninguém (o povo) reclama e ambas as partes saem ganhando.

Comentários