Rolândia poderá ficar sem Transporte Coletivo, caso não surja alguma empresa interessada em assumir os serviços na cidade. Foto: ônibusbrasil.com |
Rolândia sem a TCR. Ótima
oportunidade!!
A empresa TCR
está deixando de operar na cidade de Rolândia. Segundo o diretor da TCR, (Transporte Coletivo
Rolândia) Roberto Negrão, foi protocolado na prefeitura uma carta dizendo que
até 30 de Abril a empresa ficara operando no transporte urbano e até 30 de março
os serviços de fretamento de empresas e transportes escolares.
Fonte: Site Notícias de Rolândia
Fonte: Site Notícias de Rolândia
Pois bem. Uma ótima oportunidade para se pensar num transporte coletivo, barato e também mais eficiente. Penso que a prefeitura
poderia assumir esse “rojão”. Mas esperem, não estou falando em aplicar o
modelo de Ivaiporã, no centro do Paraná, onde o
transporte coletivo é mantido pela prefeitura e por empresários da cidade. Fora o benefício da gratuidade, o que se vê nas ruas da cidade são alguns ônibus sucateados,
já em vias de serem “descartados”. A proposta seria outra.
Coletivo gratuito de Ivaiporã. Alguns ônibus apresentam péssimo estado conservação Foto: ônibusbrasil.com |
Em recente conversa com meu amigo Jader Hanelt,
ou Jadão, falávamos justamente sobre o transporte coletivo local. Detalhe: não
sabíamos que a empresa passava por tal situação!
Jáder me falou de uma ideia que ele tinha, que
para muitos poderia parecer loucura, mas que feito com muito planejamento, seria algo benéfico para comerciantes, empresários,
trabalhadores e para o município como um todo. Sem contar ainda a contribuição que traria ao meio-ambiente.
A primeira
pergunta:
quais são os motivos que te levam a NÃO
utilizar o transporte coletivo da cidade?
Respostas: Os pontos são distantes da minha rua;
o preço da passagem é muito alto; os ônibus são desconfortáveis; os trajetos tomam tempo
demais; prefiro andar de bicicleta (bom); prefiro ir de carro ou moto (péssimo!).
Eis a
ideia...
Já pensou num sistema publico de transporte onde ônibus
“alimentadores” saíssem de todos os bairros, sobretudo os mais distantes e
populosos, e que esses por sua vez parassem em “mini-estações” em pontos
estratégicos da cidade, onde outros coletivos levariam até aos destinos desses
passageiros (centro, Vila, Pq. Industrial, Faculdade, Zona Norte, Zona Sul)?
Imagine ainda se a cobrança desse serviço fosse feita no IPTU, ou na conta de luz ( exemplo: todos pagam pelo recolhimento de lixo e pela
iluminação pública de sua rua, mesmo que não tenha esses serviços onde mora ). Já
imaginou poder pagar uma quantia simbólica, pelo menos R$ 1,50, e a outra parte
ser subsidiada pelo município?
Vantagens
Com esse sistema de transporte, mais barato e mais eficiente, o fluxo de veículos diminuiria
no centro da cidade, onde o trânsito teria maior fluidez.
Hoje, quem precisa dirigir de20 a 30 km por dia para ir e voltar ao trabalho, gasta em torno de R$ 140,00 por mês com gasolina. Isso ainda se o
carro for 1.0. Empresários gastam muito dinheiro com vale-transporte ou fretamento de ônibus, kombis para seus funcionários. Pais gastam horrores com vans, para que seu
filho estude numa escola distante de sua residência. Professores da rede
municipal arcam sozinhos com o seu deslocamento diário. O consumidor paga mais
caro num produto, para não se deslocar de um ponto a outro da cidade. Todos,
exatamente todos ganhariam com isso!
Hoje, quem precisa dirigir de
Isso pode ser feito do dia para noite?
Lógico que pela grandiosidade do projeto, isso não
poderia ser feito do dia para noite. Seriam necessários estudos técnicos para saber
da viabilidade do projeto, o que não é feito em alguns meses, mas sim
em 2 ou 3 anos de estudos e planejamentos.
A solução esta aí. Creio que dificilmente alguma
empresa se interessará por explorar um serviço pouco rentável, visto que nossa
cidade é relativamente pequena e, a maioria prefere custear o próprio
transporte a ter que pagar mais caro para andar de ônibus coletivo.
Podem dizer até que a ideia em questão é “louca, megalomaníaca",
mas não poderão dizer que ela é “impossível”.
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