Um bom Projeto da Escola Monteiro Lobato

Imagem: www.prefeituraderolandia.gov


Um bom projeto que começou na Escola Municipal Monteiro Lobato, será implantado em toda a rede municipal. O projeto visa incentivar as crianças a aprenderem a utilizar garfo e faca nas refeições. Segue  abaixo texto do site da Prefeitura Municipal de Rolândia:

ESCOLA MONTEIRO LOBATO TROCA COLHERES POR GARFOS E FACAS

TALHER-5Com o desafio de inovar o ambiente da Escola Municipal Monteiro Lobato, através de um curso de psicopedagogia, as estagiárias Claudete Eliani Casimiro e Célia Maria Dias e também a professora Rosinei Batistella Muller se dedicaram a um estágio funcional que acabou virando projeto piloto da Rede Municipal de Educação em Rolândia.
As futuras psicopedagogas incentivaram aos alunos do pré ao 5º ano do período vespertino a utilizarem garfo e faca durante a refeição escolar. O trabalho de comportamento teve início então com massinhas para identificar possíveis erros e dificuldades dos alunos, ao manusear os talheres.
“Com a autorização do diretor, Victor Hugo Pascoalatti, fomos buscar informações de quantidade de alunos que já utilizavam talheres, garfo e faca em casa, e como poderíamos orientar cada um no comportamento, mastigação, orientação de fila e alimentação”, afirma a professora Rosinei Batistella.
Os talheres foram adotados desde setembro na escola, com mudanças na readequação das mesas do refeitório e a troca de horários de refeição das turmas, através dos professores, diminuindo assim os machucados diários.
A nutricionista da Alimentação Escolar do município, Jaqueline Ribeiro, fala sobre a importância da mastigação correta dos alimentos. “O desenvolvimento motor para importar o alimento até a boca junto com a faca e garfo é imprescindível para a mastigação certa, pois há a possibilidade de corte de um pedaço maior de carne ou da fruta em diferentes pratos, que as escolas municipais disponibilizam.”
A intenção é que o todo o período escolar passe a utilizar os novos talheres durante o lanche, ainda este ano. Para o diretor Victor Hugo Pascoalatti, foram 100% de aceitação dos professores e a comunidade escolar. “Muitos já utilizam garfo e faca em casa e na escola era a colher, havia então esse retrocesso. Agradeço às professoras pela dedicação e incentivo na mudança de habito.”

A aluna Fernanda Greco Marino, do Pré I, utilizava somente a colher em casa e já vê grandes mudanças. “Foi muito legal, a professora ensinou que para pegar o prato com comida, tem que segurar com o dedão o garfo e a faca para não cair no chão enquanto leva até a mesa”, destaca a aluna. 
A Secretaria de Educação afirma interesse em implantar o projeto em toda a rede.
TALHER-1
TALHER-2
TALHER-4
Extraído de: http://www.rolandia.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5398%3Aescola-monteiro-lobato-troca-colheres-por-garfos-e-facas&catid=78%3Aeducacao

Comentários